Estrada de Vila Nova de Milfontes, Km1 7630-440 São Luis +351 913 619 939       Email Twitter

NATUREZA

E boa vida.

O Rio Mira domina primordialmente a região. A subida deste Rio, desde a foz em Vila Nova de Milfontes é possível em pequenos barcos locais do tipo “ barco de pesca” ou “traineira” até Odemira, cerca de 30 km.

Pode observar-se neste percurso sinuoso ao sabor do leito do rio, a mutação da vegetação marginal, o adivinhar dos padrões de economia agrícola já caídos em desuso, os moinhos de maré, hoje apenas dois ou três em razoável estado de conservação.

Pode constatar-se a salinidade decrescente da água à medida da subida do rio, o aumento da sua temperatura e, já junto a Odemira os cágados junto às margens, no seio dos canaviais ribeirinhos.

Na freguesia de S. Luís encontram-se ainda moinhos de vento muito bem recuperados, produzindo farinha de milho e de trigo, podendo comprar-se ao moleiro uma pequena quantidade do seu produto.

A serra do Cercal estende-se pelos arredores de S. Luís oferecendo, do topo das colinas, vistas espectaculares com o Oceano ao fundo.
A cerca de 20 km para sul encontra-se o Cabo do Sardão com o imponente Farol do Cavaleiro, merecendo a visita para observação da costa, dos ninhos das águias pesqueiras e, no mesmo itinerário, a passagem pela “Lapa das Pombas” impressionante enseada marítima, pequeno e rudimentar porto de pesca.

Locais de interesse

  • Moinho de vento das Quintas
  • Serra do Chaparrinho
  • Serra do Penedo
  • Serra de São Domingos
  • Cabo Sardão
  • Lapa das Pombas