Estrada de Vila Nova de Milfontes, Km1 7630-440 São Luis +351 913 619 939       Email Twitter

TURISMO RESPONSÁVEL

Todo o conforto de um modo sustentável.

Um dos nossos valores consiste na defesa da sustentabilidade ecológica, sobretudo estando Naturarte no interior de um Parque Natural. No entanto, acreditamos que devemos utilizar as soluções tecnológicas mais adequadas para minimizar o impacto na natureza enquanto preservamos o conforto do mundo contemporâneo. Deste modo tivemos que procurar soluções que permitam usufruir de ar condicionado ou internet sem fios, mas com o menor recurso possível a combustíveis fósseis. Assim, para além de painéis solares dedicados a aquecimento temos duas unidades de produção de energia fotovoltaica que tiram partido do abundante sol da nossa região para produzir
electricidade.

A água é outra grande preocupação, sobretudo no Alentejo. Assim, todos os nossos arranjos exteriores utilizam plantas da nossa região, como a alfazema, que estão adaptadas ao clima alentejano e minimizam o consumo de água.
Temos orgulho em ter encontrado soluções fantásticas sem recorrer a relva – uma das plantas que mais água consome, e que necessita de cortes frequentes com consumo de energia. Também recuperamos a água de consumo, tratada nas nossas propriedades, e parcialmente utilizada para rega.
Finalmente, disponibilizamos mapas, bicicletas e cestas de piquenique para partilhar com quem nos visita a natureza que nos rodeia.


O nosso compromisso

Procuramos em Naturarte desenvolver as nossas actividades minimizando o impacto âmbiental… e tirando benefícios dessa opção! A aposta em energias renováveis contribui para reduzir emissões de carbono e reduz os nossos gastos: temos energia solar-térmica para aquecimento da água*, e produção de energia fotovoltaica.

Por outro lado, tratamos no nosso turismo as águas residuais, que são parcialmente utilizadas para rega.

Parte dos produtos servidos nas nossas refeições são produzidos por nós, e mesmo aqueles que não produzimos vêm de produtores que conhecemos pessoalmente. Esta é a melhor garantia de qualidade.

Tal como acontecia em casa dos nossos avós, os restos das frutas e legumes são utilizados para a alimentação das galinhas. Por outro lado, os animais (principalmente os cavalos) produzem estrume que serve para adubar a nossa horta, completando-se assim o ciclo.
Aliás o ciclo completa-se com o Sol – que dá energia essencial para as plantas crescerem, e é também a principal fonte de energia para fazer o nosso turismo crescer. Nós adoramos o Sol!

* Sabia que os sistemas solares térmicos precisam de um mecanismo de libertar o excesso de temperatura quando esta sobe demasiado. Numa das nossas piscinas, esse excesso de calor é utilizado para aquecer a água.

Naturarte_WebsiteTurismoResponsavelGraficoPT